Homenageados

Zezé Motta

Zezé Motta, atriz e cantora brasileira considerada uma das maiores artistas do país, será uma das atrações do 17º Fest Aruanda, maior festival do audiovisual da Paraíba. Zezé Motta será homenageada e receberá o Troféu Aruanda pelo Conjunto da Obra como atriz e cantora. Será exibido o premiadíssimo Chica da Silva, de 1976, filme em que Zezé foi aclamada pela crítica por sua atuação e recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais.

Tony Tornado

O conhecido cantor e ator de teatro, cinema e televisão, Tony Tornado, será uma das atrações do 17º Fest Aruanda, maior festival do audiovisual da Paraíba! Tony Tornado receberá um Troféu Aruanda pelo Conjunto da Obra como ator e cantor em mais de seis décadas de trajetória artística. No cinema, estreou como ator em Tô na Tua, Ô Bicho (1971), comédia de Raul Araujo. Ficou conhecido por seu inúmeros trabalhos em longas do movimento pornochanchada, entre os anos 1970 e 1980, além de atuar em obras elogiadas como Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981) e Carandiru (2003).

Jurandy Moura

Jurandy será um dos homenageados póstumos do Festival Aruanda. Jurandy Moura da Silva foi um ilustre jornalista, poeta e cineasta Taperoense que infelizmente com apenas 40 anos de idade (1940-1980) foi retirado de nosso convívio em um acidente automobilístico, se aventurou nas artes e fez de tudo um pouco criando um grande legado que permanece vivo e extremamente atual, mesmo após 82 anos de sua morte. Jurandy Moura viveu sua vida em função da arte, fosse trabalhando ativamente nela ou desempenhando o papel de crítico sobre ela.

Eliézer Rolim

Eliézer Rolim é um dos homenageados póstumos do 17º Fest Aruanda, não apenas por sua produção cinematográfica, mas por sua trajetória ímpar no cenário cultural paraibano. É fortemente lembrado por suas obras que captam o coração de onde veio, a cidade de Cajazeiras, mas para além de cineasta, escritor, dramaturgo, diretor de teatro e cenógrafo, ele era um formador de profissionais. Foi diretor, professor, cenógrafo, ator, pesquisador, cineasta e arquiteto. Era casado com Rosângela e pai de Kauê e Minna. Faleceu em 02 de fevereiro de 2022, em João Pessoa, sendo uma das 685 mil vítimas das sequelas de COVID-19 no Brasil.