Notícias

Ator e cantor Tony Tornado receberá o Troféu Aruanda pelo conjunto da obra

Ator e cantor Tony Tornado receberá o Troféu Aruanda pelo conjunto da obra

Chegando à sua reta final, antes da exibição do documentário Belchior: Apenas um Coração Selvagem, que encerra as sessões da 17ª edição do Fest Aruanda, na mesma sala da Rede Cinépolis (Manaíra Shopping) acontecerá a última solenidade de homenagens, a partir das 19h. O ator e cantor Tony Tornado receberá o Troféu Aruanda pelo conjunto da sua obra, após a exibição de VTs e trechos de programas sobre o artista. No começo dos anos 1970, no Festival Internacional da Canção (FIC), Tony Tornado conquistou a edição com a canção clássica ‘BR-3’, ao lado do Trio Ternura. Teve várias participações na teledramaturgia, em novelas como Jerônimo, Roque Santeiro e Sinhá Moça. No cinema, encabeçou o elenco de produções Quilombo (de 1984, exibido no Fest Aruanda), de Cacá Diegues, Pixote – A lei do mais fraco (1980), de Hector Babenco e A grande arte (1991), de Walter Salles.

Nascido em Mirante de Paranapanema (SP), o artista está no alto de seus 92 anos na ativa. Tanto que, neste ano, está na comédia Juntos e enrolados, dirigida por Eduardo Vaismann e Rodrigo Van Der Put. “É verdadeiramente uma emoção e um prazer muito grande. Nem sei se mereço. Fiquei muito emocionado pela lembrança. Será, com certeza, um momento inesquecível que o Fest Aruanda e o povo da Paraíba estarão me proporcionando”, contou Tornado em entrevista ao suplemento literário de A União, o Correio das Artes, deste mês. “Além de cantar, de atuar, eu tinha uma missão maior, que era a da conscientização de massa, eu fui muito político, algumas coisas não desciam para mim. Eu tinha uma sede de falar: “Sou negão, sou preto, sim!”. Participar é importante, sim. Cada um sabe como se sente confortável e se está preparado para fazê-lo. Existem várias maneiras de você passar a sua mensagem e contribuir na luta contra o racismo. Acho que eu consegui contribuir, e continuo tentando fazer isso, com a minha carreira, com a minha arte”. Após a sessão do filme Belchior: Apenas um Coração Selvagem, haverá a solenidade de premiação das mostras competitivas de curtas e longas-metragens.

Amanhã, o festival terá uma série de debates a partir das 10h, no Hotel Caiçara, em João Pessoa, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do YouTube. Mais informações da programação completa pode ser acessada no site oficial do evento (www. festaruanda.com.br).

Matéria da Redação do Jornal A União


Voltar