Notícias

Domingo é dia de longa paraibano na Mostra Competitiva Nacional

Domingo é dia de longa paraibano na Mostra Competitiva Nacional

Neste domingo (1º), será exibido “Desvio”, único filme paraibano que concorre na Mostra Competitiva de Longas Metragens do 14º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro. A exibição será às 21h, na Sala 9 do Cinépolis Manaíra Shopping. O filme paraibano, que marca a estreia do cineasta Arthur Lins em longas-metragens, é uma ficção que acompanha um período de três dias na vida de um detento liberado para uma saída temporária durante o Natal. O Fest Aruanda acontece até o próximo dia 4, com entrada franca.

O cineasta Arthur Lins é professor licenciado do curso de cinema da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorando na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquisa sobre o cinema brasileiro contemporâneo em diálogo com a ficção científica e o horror. Em “Desvio”, essas vertentes são percebidas, em conjunto com outros gêneros, como thrillers, policiais e filmes de ação. O longa acompanha um período de três dias na vida de Pedro (Daniel Porpino), um detento liberado para uma saída temporária durante o Natal. Na visita que faz à família, em Patos, na Paraíba, ele reencontra lugares e pessoas que não via há mais de dez anos, entre elas, a prima Pâmela (Annie Chrissel), agora uma adolescente frequentadora da cena underground da região, como Pedro havia sido um dia.

referências cinéfilas são evocadas com frequência, talvez como decorrência de seu histórico acadêmico – além de  A relação com outras vertentes do cinema de gênero – os filmes de ação, os thrillers e os policiais – pode ser notada em Desvio, estreia do cineasta em longas-metragens, que teve sua primeira exibição na Mostra Aurora (seção competitiva da Mostra de Tiradentes para cineastas com até três longas).

As entradas para as mostras e sessões especiais do 14º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro são gratuitas, e devem ser retiradas com a organização do festival uma hora antes das exibições, no hall do Cinépolis Manaíra Shopping. Todas as exibições acontecem na sala 9.


Serviço
14° Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro
Data: 28/11 a 04/12/19
Local: Sala 9 do Cinépolis Manaíra Shopping e Hotel Aram Beach & Convention – João Pessoa-PB
Mostra Competitiva de Longas-metragens
Dia 01/12 – Desvio (FIC, 2019, 1h30, PB) – Dir. Arthur Lins.
Dia 02/12 – Partida (DOC, 2019, 1h34, SP) – Dir. Caco Ciocler
Dia 03/12 – Pacificado (FIC, 2019, 1h40, Brasil/EUA) – Dir. Paxton Winters


Voltar