Notícias

Fest Aruanda anuncia curtas selecionados para MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL.

Fest Aruanda anuncia curtas selecionados para MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL.

Na nesta quarta-feira, dia 03/11, a organização do festival divulgou a seleção oficial dos 12 curtas que farão parte da Competição Nacional. 

De 09 a 15 de Dezembro, acontece o tradicional Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, na cidade de João Pessoa!

A 16ª. Edição do evento, volta às salas presencial, mas mantém sua programação on-line para todo o Brasil através da Plataforma Aruanda Play.

Na nesta quarta-feira, dia 03/11, a organização do festival divulgou a seleção oficial dos 12 curtas metragens que farão parte da Competição Nacional.

 

SELECIONADOS

  • "Animais na Pista" de Otto Cabral (Ficção). João Pessoa/PB (2021). Sinopse: Um acidente de percurso pode dizer muito a respeito da humanidade.
  • "Aurora - A Rua Que Queria Ser um Rio" de Radhi Meron (Animação). São Paulo/SP (2021). - Sinopse: Se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma triste e solitária rua de uma grande cidade. Em um dia de chuva forte, ela relembra sua trajetória e sonha com o futuro e se pergunta: é possível uma rua morrer?
  • "Cabidela´s Bar" de Tadeu de Brito (Ficção). João Pessoa/PB (2021). - Sinopse: Travessias para chegar em lugares que estão dentro da gente, para Miguel encontrar seu pai é uma travessia feita entre memórias, sangue e amor.
  • "Coleção Preciosa" de Rayssa Coelho e Filipe Gama (Documentário). Vitória da Conquista/BA (2021). Sinopse: Vivendo na cidade baiana de Vitória da Conquista, o técnico em refrigeração Ferdinand Willi Flick dedicou mais de cinco décadas a cultivar sua grande paixão: o cinema. A relação entre Flick e a sétima arte resultou em uma impressionante coleção de itens de cinema, que ele chamava de “Coleção Preciosa”.
  • "Ele Tem Saudade" de João Campos (Ficção). Brasília/DF (2021). - Sinopse: Murros na porta. A espera da ligação da irmã. Em um futuro próximo, a falta de ar, dois desconhecidos e o vírus de um Estado opressor.
  • "Entre Muros" de Gleison Mota (Ficção). Feira de Santana/BA (2021). - Sinopse: Em suas férias escolar, José é levado por sua mãe para ajudar nas tarefas domésticas no condomínio de luxo. Cercado pelos grandes muros, José quer brincar de bola na parte externa.
  • "Foi Um Tempo de Poesia" de Petrus Cariry (Documentário). Fortaleza/CE (2021). - Sinopse: A partir de um material filmado em Super-8, o poeta Patativa do Assaré nos conta sobre sua vida e obra. O documentário é narrado pelo diretor Petrus Cariry, lançando um olhar afetivo sobre o seu padrinho Patativa do Assaré. Quando o fim se aproxima, o que fica são as memórias que você deixa no outro.
  • "Hortelã" de Thiago Furtado (Ficção). Terezina/PI (2021). - Sinopse: Uma história sobre afetos e atravessamentos. Quando o relacionamento de Luís e Alexandre chega ao fim, vem à tona o fato de que Dinha, doméstica que cuida de Luís desde pequeno é avó de Alexandre. Encarando preconceitos, relações familiares e trabalhistas, o filme traz um debate universal.
  • "Inventário do Corpo" de Alini Guimarães e Jonathan Bào (Documentário). São Paulo/SP (2021). - Sinopse: Num híbrido de documentário e videoarte, Inventário do Corpo propõe o resgate das memórias familiares de uma mulher negra, que marcada pela miscigenação, busca reconstruir a sua identidade em diáspora.
  • "O Pato" de Antônio Galdino (Ficção). Alagoa Grande/PB (2021). - Sinopse: O Pato, conta a história de Cida (Norma Goes), uma mulher que decide acabar com o ciclo de violência em sua casa, e ser um exemplo para sua filha, Fia (Ana Julia).
  • "Sideral" de Carlos Segundo (Ficção). Natal/RN (2021). - Sinopse: Na Base Aérea de Natal, o Brasil se prepara para lançar o primeiro foguete tripulado para o espaço. Este dia histórico afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos. Ela é faxineira e ele, mecânico, mas ela sonha com outros horizontes...
  • "Yabá" de Rodrigo Sena (Ficção). Natal/RN (2021). - Sinopse: Numa aldeia de pescadores cujos antepassados vieram da África, escravizados, permanecem antigas crenças e cultos ancestrais. Neide (Jari Nass) é uma antiga moradora em busca de saídas para salvar seu negócio, ameaçado pela diminuição dos peixes devido ao derramamento de óleo na região. As relações entre as antigas formas de trabalho pesqueiro e suas crenças são contrastadas com a necessidade de trabalho coletivo

 

O Comitê de Seleção de curtas-metragens foi formado pelos jornalistas e críticos de cinema, Amilton Pinheiro e Marcus Mello (ambos da Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema), e a diretora e curadora Camila de Moraes.

         “Fazer parte de uma seleção de curtas-metragens para um festival sempre é uma tarefa ao mesmo tempo desafiadora e difícil de executar. Foram 423 curtas, de todas as regiões do Brasil, entre ficções, documentários e animações. Nos deparamos com filmes de realizadores que não deixaram de tratar de temas complexos e necessários, mas sem abrir mão da formalidade conceitual e da linguagem. Um ponto que vale destacar na seleção do Comitê de Curtas Nacional é a descentralização das produções das regiões mais abastadas, ainda mais quando os filmes foram realizados fora da capital das cidades do País, adentrando o Brasil diverso e fecundo e nos revelando em nossa integridade”, Amilton Pinheiro, presidente do Comitê de Seleção.

"Foi um imenso desafio participar da seleção da Mostra Competitiva Nacional de curtas-metragens dessa 16ª edição do FestAruanda 2021. Foram muitos filmes inscritos com debates instigantes e necessários. Dentro desta mostra do que estamos produzindo no audiovisual brasileiro, será possível verificar uma grande diversidade de conteúdos, gêneros e expressões artísticas, e regionalidade. A representação LGBTQIA+ se faz presente nas telas, bem como um protagonismo negro. Desde já, fica o convite para todes acompanharmos toda a programação do Festival e que tenhamos uma ótima sessão", diretora e curadora Camila de Moraes.

“É uma enorme satisfação integrar mais uma vez a comissão de seleção do Fest Aruanda que chega a sua 16ª. Edição, foram meses de muito trabalho com meus parceiros Amilton Pinheiro e Camila Moraes. Foi um trabalho muito rico, vimos curtas de todo o Brasil. Infelizmente tem que escolher só 12, mas no geral, estamos muito satisfeito com o resultado. Acredito que quem for acompanhar o Fest Aruanda vai ter acesso a uma produção muito vigorosa, revelando novos autores, novas vozes, uma emergência cada vez mais significativa de um cinema negro realizado por diretores e diretas negras, uma presença muito forte do cinema da região nordeste”, afirma Marcus Mello.

Mais uma vez a rede Cinépolis do Manaíra Shopping será o palco do evento que terá entrada franca em todas as sessões e contará com o Patrocínio Master do Grupo Energisa-PB, Cagepa e Armazém Paraíba.

 

 


Voltar

Parceiros

Fortalecendo o cenário do audiovisual...
Parceria:
CUFA PB

Viabilizado por :
Lei Rouanet - Lei de Incentivo a Cultura
Secretaria do Audiovisual - SAV
Ministério da Cultura

Patrocínio Master:
Grupo Energisa

Patrocínio :
Banco do Nordeste Cultural
Governo Federal
CAGEPA

Copatrocínio:
Cinépolis
PB Gás
Armazém PB

Apoio Institucional:
Cinemateca Brasileira
Apoio Institucional
UFPB
CCHLA
DEMID
INSTITUTO ENERGISA
USINA ENERGISA 20 ANOS
FUNESC
SEBRAE
PB TUR

Apoio Cultural:
Hotel Caiçara
TV Cabo Branco
Rádio Tabajara
A União
Empresa Paraibana de Comunicação
Fundação José Américo
Governo da Paraíba

Parcerias:
San Diego State University California
Universidade de San Diego
Universidade Lusófona de Portugal
Departamento de Cinema e Artes dos Media (Universidade Lusófona)
Shopping Manaíra
Místika
Fórum do Audiovisual Paraibano
CB (CANAL BRASIL)
TV UFPB
ADUFPB
Controladoria Geral da União

Realização:
Bolandeira