Notícias

Fest Aruandinha recebe 700 espectadores

Fest Aruandinha recebe 700 espectadores

Cerca de 700 crianças, adolescentes e acompanhantes formataram um público presente e atento na segunda edição do Fest Aruandinha, maior evento cinematográfico da Paraíba dedicado ao público infantil e que faz parte da programação do Fest Aruanda 2018. De 1 a 5 de dezembro, a  Usina Cultural Energisa e o Cinépolis do Manaíra Shopping exibiram uma programação diversificada de longas que emocionaram os participantes de todas as idades. “Os espectadores tiveram oportunidade de conferir filmes brasileiros premiados. Foi uma emoção muito grande, os olhos das crianças brilhavam”, disse o organizador do evento, Lúcio Vilar.

As Secretarias de Educação do Estado da Paraíba e do Município de João Pessoa abraçaram o projeto e levaram pessoas que nunca tinham entrado em uma sala de cinema. “O Aruandinha cumpriu seu papel no sentido de mobilizar as escolas, houve adesão ao projeto, apesar das dificuldades encontradas no fim do semestre escolar ”, avaliou.  "Foi uma das coisas mais gratificantes ver essas crianças vindo de uma cidade pequena, muitos nem saíram de Mamanguape, e chegar à Capital para uma sessão particular no cinema. Eu acho isso um fato extraordinário, uma experiência ímpar, que eles vão guardar na lembrança", comentou. 

Segundo ele, neste ano, foram plantadas as condições para realizar um evento ainda maior e, em 2019, o Aruandinha será realizado em outubro, mês das crianças. 

Outras atividades - O Fest Aruandinha também incentivou a prática da escrita.  Os participantes contaram com uma atividade de produção textual sobre os filmes, e os melhores textos serão contemplados com uma premiação especial ainda a ser anunciada. “Priorizamos exibições que incentivam a criticidade, a reflexão e uma nova visão de mundo”, completou Lúcio.

O Fest Aruanda acontece de 6 a 12 de dezembro,  tem entrada franca e a programação completa está no festaruanda.com.br. O Instagram é @festaruanda. A realização é da Bolandei@rte&films, do Grupo Energisa (patrocinador master) e do Armazém Paraíba (co-patrocinador) . O festival  conta com apoios da UFPB, CGU e Rede Nord. 


Voltar