Notícias

II Fest Aruandinha leva crianças de escolas públicas ao cinema pela primeira vez

II Fest Aruandinha leva crianças de escolas públicas ao cinema pela primeira vez

Crianças entre 11 e 13 anos, da Escola Estadual Dr. Gustavo Fernandes de Lima Sobrinho, de Mamanguape (PB), tiveram uma manhã de diversão e cultura nesta terça-feira (4). Elas participaram do evento "Minha primeira vez no Cinema", que integra a programação do II Fest Aruandinha. Na telona do Cinépolis Manaíra Shopping foram exibidas produções nacionais que visam unir cinema, educação e literatura infanto-juvenil. De acordo com Lúcio Vilar, curador e coordenador do II Fest Aruandinha, o evento tem o objetivo de promover a inclusão audiovisual das crianças:  "Foi uma das coisas mais gratificantes ver essas crianças vindo de uma cidade pequena, muitos nem saíram de Mamanguape, e vir à Capital para uma sessão particular no cinema. Eu acho isso um fato extraordinário, uma experiência ímpar, que eles vão guardar na lembrança", comentou. 

Erenita Helida Ramalho da Silva é diretora da escola e acompanhou os alunos durante a sessão. Segundo ela, a experiência foi nova e despertou a curiosidade dos estudantes, já que muitos deles nunca haviam tido contato com uma sala de cinema: "Quando eu falei que seria uma sessão de cinema eles ficaram ansiosos e alguns com medo porque não sabiam do que se tratava. o brilho no olhar delas mostra o quanto realmente ficaram felizes. Foi uma experiência educativa e cultural",  afirmou a diretora.

"Fiquei feliz! A gente aprende mais. É muita felicidade!" - Assim a aluna Emilly Gleice Matias de Oliveira, de 13 anos, classificou: "Tudo é lindo. Fiquei muito ansiosa". A expectativa foi compartilhada por Matheus Silva de Oliveira, de 12 anos: "Foi a primeira vez que eu entrei no cinema. Eu achava que era menor, mas é muito grande!", afirma empolgado.  Jamilly Vitória, também de 12 anos, conta que amou a experiência: "Fiquei muito ansiosa e feliz em vir ao cinema pela primeira vez", emocionou-se.

Para a sessão desta quarta-feira (5), Lúcio Vilar estima a presença de mais de 100 alunos de escolas municipais e estaduais. O curador do Fest Aruandinha já faz projeções para a próxima edição do festival: "Vamos fazer algo ainda mais elaborado, inclusive com a participação dos professores. Vamos realizar o Aruandinha no próximo ano em outubro, mês das crianças. A gente plantou esse ano as condições para que a gente faça algo maior", adiantou.


Voltar

Parceiros

Fortalecendo o cenário do audiovisual...
Parceria:
CUFA PB

Viabilizado por :
Lei Rouanet - Lei de Incentivo a Cultura
Secretaria do Audiovisual - SAV
Ministério da Cultura

Patrocínio Master:
Grupo Energisa

Patrocínio :
Banco do Nordeste Cultural
Governo Federal
CAGEPA

Copatrocínio:
Cinépolis
PB Gás
Armazém PB

Apoio Institucional:
Cinemateca Brasileira
Apoio Institucional
UFPB
CCHLA
DEMID
INSTITUTO ENERGISA
USINA ENERGISA 20 ANOS
FUNESC
SEBRAE
PB TUR

Apoio Cultural:
Hotel Caiçara
TV Cabo Branco
Rádio Tabajara
A União
Empresa Paraibana de Comunicação
Fundação José Américo
Governo da Paraíba

Parcerias:
San Diego State University California
Universidade de San Diego
Universidade Lusófona de Portugal
Departamento de Cinema e Artes dos Media (Universidade Lusófona)
Shopping Manaíra
Místika
Fórum do Audiovisual Paraibano
CB (CANAL BRASIL)
TV UFPB
ADUFPB
Controladoria Geral da União

Realização:
Bolandeira