Notícias

Produtor Lúcio Vilar faz balanço positivo e anuncia data do Aruanda 2018

Produtor  Lúcio Vilar faz balanço positivo e anuncia data do Aruanda 2018

Simultaneamente à virada de página que o cinema paraibano experimentou em 2018, finalizando seis longas-metragens, um feito absolutamente inédito, e com obras de reconhecida qualidade, o Fest-Aruanda em sua décima terceira edição absorveu e refletiu esse momento ímpar de nossa história, dobrando literalmente seu público, com sessões abarrotadas e disputa por convites. De cara, isso já  sinalizou que devemos mudar para uma sala maior no próximo ano. Eu diria que esse é um dos aspectos mais positivos dessa edição, a ampliação de nosso público. Ou seja, o distinto público já conjuga, na prática, o verbo 'aruandar', e isso, convenhamos, não tem preço, é o resultado de um esforço coletivo de 13 anos na luta.

Tudo isso somado ao altíssimo nível dos debates e mesas-redondas realizadas, mais oficinas e exibições especiais, o festival alcançou um patamar muito acima das expectativas que tínhamos, fomos surpreendidos positivamente nesse quesito, o que evidenciou a pertinência de nossa aposta, esse ano, seja em termos de filmes selecionados (curtas e longas), seja da programação paralela. A entrada em cena de empresas especializadas na área de logística e produção de eventos, mais assessoria de imprensa, deu o tom da profissionalização do festival.

Contar com a Energisa & Usina Cultural na condição de ‘patrocínio master’, por outro lado, a partir de várias conversações estabelecidas com a empresa através da produtora Mônica Botelho foi imprescindível para essa virada de página do festival que também teve o patrocínio do Armazém Paraíba, via Lei Rouanet. E isso só reforça a expectativa para 2019 no sentido de que o evento deverá ganhar maior aderência da iniciativa privada local e nacional.

Aruanda 2018

Como sempre acontece, encerramos a edição e já anunciamos a próxima data: a 14ª edição será de 5 a 11 de dezembro de 2019 que deverá ser precedido pelo III Fest-Aruandinha – Cinema, Educação e Literatura Infanto-Juvenil, no mês de outubro, em parceria com a Energisa (Usina Cultural) e a rede Cinépolis


Voltar