Notícias

15º Aruanda abre inscrições, lança podcast, anuncia lives e parceria internacional.

15º Aruanda abre inscrições, lança podcast, anuncia lives e parceria internacional.

15º Aruanda abre inscrições, lança Podcast, anuncia lives e parceria internacional.

Estão abertas as inscrições para o 15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro que esse ano se realizará de 3 a 10 de dezembro na rede Cinépolis (Manaíra Shopping), mais uma vez com patrocínio ‘master’ da Energisa/Usina Cultural, Cagepa-PB e Armazém Paraíba, com chancela da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba e apoio do Governo do Estado (Secult) e Prefeitura de João Pessoa (Funjope).  As inscrições poderão ser feitas até o dia 11 de agosto em plataforma especial no site oficial do festival. (https://festaruanda.com.br/Clique para Inscrever-se e leia o regulamento.

 

Segundo o diretor executivo do Festival, Lúcio Vilar, será um ano muito especial por conta da “tríplice celebração” (15 anos de fundação do festival, 60 anos do filme ‘Aruanda’, eu dá nome ao evento paraibano e os 90 anos de nascimento de Linduarte Noronha). Além disso, a ideia é que esse ano o Festival consiga ser realizado presencialmente, porque ao que ‘parece’, até lá, o Brasil já terá conseguido amenizar os efeitos devastadores do vírus que desestabilizaram as agendas de Festivais brasileiros e do exterior em 2020. Já se preparando para que o evento aconteça com todas as normas e novos protocolos sanitários estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

As inscrições para 15ª edição estão abertas para longa e curta metragem de todo Brasil, além de mais duas categorias: Curta Universitário de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e Filme Publicitário apenas para a Paraíba, sendo que a de Filme Publicitário contempla também trabalhos oriundos de disciplinas, por exemplo. Videoclipe é outra categoria nova, aberta a todos os profissionais do meio, independentemente de vinculação com instituição de ensino superior.

O comitê de seleção de curtas segue sob coordenação de Amilton Pinheiro, que divide com Lúcio Vilar a curadoria  e direção artística do festival. Além dele, no comitê, estão os jornalistas e críticos Suyene Santos, de Aracaju-SE e Marcus Mello, de Porto Alegre, que participa pela primeira vez dessa curadoria de curtas do Fest-Aruanda.

Parceria internacional

         O coordenador do festival informo também que estão avançadas as tratativas para formalização, pela primeira vez,  de uma parceria internacional. Protocolos de intenções foram oficializados entre o festival e a Universidade Lusófona, de Portugal, para materializar o intercâmbio.

          “Na verdade, já avançamos a fase dos protocolos, já estamos em contato direto com a instituição portuguesa; tivemos na semana passa uma primeira conferência remota com os docentes Orlando Franco e Felipe Vale, representantes da instituição e vinculados aos cursos da área do audiovisual. Ou seja, muito em breve novidades deverão ser anunciadas, aguardem”, disse Vilar.

Lives e Podcast   

A organização do Fest-Aruanda anuncia para essa edição comemorativa uma série de lives que terão início ainda neste mês de junho e a retomada do Podcast ‘Aruanda  no Ar’ que ganhará nova temporada a partir deste dia 11 e se estenderá ao longo do segundo semestre com produção dos alunos dos cursos de Cinema e Mídias Digitais da UFPB através do projeto de extensão universitária Aruandando no Campus.

 

 


Voltar